sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Quem É Deus e Onde ele Mora?

QUEM E' DEUS???
Deus sm: E' um ser infinito, incompara'vel. perfeito, soberano, criador dos Ce'us e da Terra, transformando no final, (Universo),em prosa sf: O modo natural de falar ou escrever, por oposiçao a Verso¹ sm: Cada uma das linha. Conforme Calenda'rio hebreu; De 22/10º a 20/01, 21/01 a 19/02; e de 20/02 a 20/03
s constitutivas dum poema: poesia; Verso¹ sm: Pa'gina oposta a da frente, ou seja e a parte de traz da frente; entendeu? E' as costas da frente)! Onde ele, Deus, mora? A princi'pio e a grosso modo:  Ele, Deus, mora no ce'u! de Hidrogenio sm. Quim Elemento de numero Atomico1AH ,- gasoso, incolor, que participa de longa se'rie de compostos [simb:H], Gas- "em forma de fumaça", 2-Li'tio sm: Quim. metal alcalino de numero atomico 3[simb: Li] 1H3Li; 2A-Berilio sm: Quim Elemento de numero atomico 4 [simb.Be] 1AH2ABe




sinodeluz.blogspot.com: Disse Jesus: Eu sou a videira verdadeira meu Pai é o agricultor, a uva é o fruto da videira, que é uma árvore e esta é uma semente sinodeluz. blogspot.com: Sendo Jesus a videira e o Pai agricultor; então: todos são semente que são Espírito embriões sinodeluz.blogspot.com: Sendo Jesus a videira e o Pai agricultor então: Todos são sementes, Espírito, embriões ou óvulo, fruto espremido ou pisados vira sangue leia a biblia
  A ÁRVORE E SEU FRUTO: 
Deus é  uma semente plantada solo fértil que surge do nada em um lugar distante, tornando-se Semente;
 nos vegetais, a  estrutura que conduz o embrião e está incluída no fruto.
O sêmen, semente se desenvolve no óvulo a partir da  segunda semana até a oitava;
 É um espírito que é o Espírito do Senhor utilizado para unificar a manifestação para as outras seis,  dando início à criação divina,  Eu sou a videira verdadeira. E o meu Pai é o agricultor; é o mesmo que o pai é a palavra e eu filho sou o Verbo, ou o Pai que desenvolve um embrião e gera o Filho, ou ainda é um homem- embrião, fruto, Filho que cuida daquilo ou aquele que sai dele. Todo ramo que estando em mim não der fruto ele o corta, e o que dá fruto ele limpa para de mais fruto ainda.

Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado.
Permanecei em mim: Semente-embrião-fruto-verbo-filho  e eu permanecerei em vós. Como não pode o  ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim nem vós o podeis dar se não permanecerdes em mim;   semente-embrião-fruto-verbo-filho.
Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; por-que sem mim nada podeis fazer.
                                                       A VINHA E SUA CULTURA 
A parreira comum é uma planta frágil que cresce rente ao chão ou sobe em suportes. Era cultivada na Palestina antes da invasão dos hebreus. Gn:14.18-diz: Melquisedeque,(o nome significa no original "Sedeque e' rei; Sedeque era um dos deuses de Jerusale'm venerado pelos jebuseus antes da conquista da cidade pelo rei Davi" (2Sm:5.6-9); mas a palavra Sedeque significa tambe'm justiça e por isso o nome Melquisedeque foi mais tarde interpretado como rei de justiça(Hb:7.2-para o qual tambe'm Abraao separou o dizimo de tudo, 1º se interpreta rei de justiça, depois tambe'm rei de Salém),ou seja; rei de paz; Em Js.10.1- e' mencionado outro rei cananeu de Jerusale'm chamado Adoni-Zedeque; trouxe pão e vinho; (14.18-O NT ve em Melquisedeque uma figura de Cristo, o sumo sacerdote do novo pacto; cf: Hb:5.6-10; Melquisedeque era, ao mesmo tempo; rei e sacerdote, como era comum entre os reis soberanos no Antigo
Oriente "cf; 2Sm:6.13-14, 18; 1Rs:8.14-15, 55; e  era sacerdote do Deus Altíssimo; Hebr. El Elyon segundo parece, El Elyon era o deus supremo dos habitantes da Jerusale'm pre'-israelita. Ao identificar essa divindade com Jave' o Senhor Deus de Israel, o texto bi'blico quer mostrar e faz ver que Abraao o pai do povo judeu e Melquisedeque um rei e sacerdote nao israelita veneravam sob nomes deferente o mesmo Deus criador sobre o nome divino Jave', ( Senhor; ver 22) ver Gn:2.4- se refere de modo especial a criaçao do homem e da mulher. Tanto um como o outro sao criados por Deus em momentos distintos, mas essa diferença faz ressaltar ainda mais a igualdade e complementandade de ambos os sexos inclusive segundo o relato. Deus primeiro concedeu ao homem a companhia dos animais (v.19-Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todos os animais do campo e todas as aves dos ce'us, trouxe-os ao homem, para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a todos os seres viventes esse seria o nome deles).Esta companhia, contudo, nao conseguiu tira'-lo de sua solidao(v.20- Deu nome o homem a todos os animais diomesticos, para o homem, todavia, nao se achava uma auxiliadora que lhe fosse idonea), Se a prewsença da mulher, ou seja de um ser igual a ele, trouxe-lhe a possibilidade do dia'logo e do encontro pessoal(v.23- E disse o homem : Esta, afinal, e' osso dos meus ossos ew carne da minha carne chamar-se-a' varoa; porquanto do varao foi tomada.
Gn:14.19- abençoou ele a Abrão e disse: Bendito seja o Deus Altíssimo, que possui os Céus e a terra.
Nm:13.20ss-Também qual é a terra, se fértil ou estéril, se nelas há matas ou não. Tende animo e trazei do fruto da terra. Eram aqueles dias os dias das primícias das uvas.
21- Assim subiram e espiaram a terra desde o deserto de zim até Reobe, à entrada de Hamate.
22- E subiram pelo Neguebe e vieram até Hebrom; estavam ali Aimã, Sesai e Talmai, filhos de Anaque (Hebrom foi edificada sete anos antes de Zoã, no Egito). e manteve-se como elemento importante da vida econômica e social de Israel
1Rs:4.25-Judá e Israel habitavam confiados, cada um debaixo da sua videira e debaixo da sua figueira, desde Dã até Berseba, todos os dias de Salomão.
Ez:27.18-Damasco negociava contigo, por causa da multidão das tuas manufaturas, por causa da abundância de toda sorte de riquezas, dando em troca vinho de Hebrom e lã de Saar. As vinhas eram cultivadas na agricultura de terraço nas encostas dos montes e muros de arrimo feitos com pedras. Para impedir a entrada de ladrões e de animais selvagens utilizavam-se cercas de espinheiros espinheiros ou muros com vegetação de espinhos no alto, onde se instalava um abrigo para os lavradores e para os vigias -Is.5.1ss- Agora, cantarei ao meu amado o cântico do meu amado a respeito da sua vinha. O meu amado teve uma vinha num outeiro fertilíssimo.
2-Sachou-a, limpou-a das pedras e a plantou de vides escolhidas; edificou no meio dela uma torre e também abriu um lagar. Ele esperava que  desse uvas boas mas deu uvas bravas
3- Agora, pois, ó moradores de Jerusalém e homens de Judá , julgai, vos peço, entre mim e a minha vinha. Mc.12.1ss-Depois, entrou Jesus falar-lhes por parábola: Um homem plantou uma vinha, cercou-a de uma sebe, construiu um lagar, edificou uma torre, arrendou-a a uns lavradores e ausentou-se do país. 2-No tempo da colheita, enviou um servo aos lavradores para que recebesse deles dos frutos da vinha; 3-eles, porém, o agarraram, espancaram e despacharam vazio                                      As vinhas eram plantadas em fileiras distantes cerca de 2,5m uma da outra e podadas na primavera Jo:15.2- Todo ramo que estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que der fruto limpa para que produza mais fruto ainda.Quando as uvas estavam maduras eram colocadas em cestos e depois amassadas com os pés ou prensas para vinho momento em que se cantava com alegria. Is.16.10- 
Fugiu a alegria  e o regozijo do pomar nas vinhas já não se canta nem há jubilo algum; já não se pisarão as uvas nos lagares. Eu fiz cessar o eia dos pisadores. Quando uma vinha
deixava de produzir, era abandonada e as parreiras secas eram utilizadas como combustível e para produção de carvão. Ez:15.4-Eis que é lançado no fogo, para ser consumido; se ambas as suas extremidades consome o fogo, e o meio dele fica também queimado, serviria acaso para alguma obra? Jo:15.6-  Se alguém não permanece em mim, será lançado fora, a semelhança do ramo, e secará, e o apanham, lançam no fogo e queimam. Além de empregados na produção de vinho, as uvas desempenhavam um importante papel na alimentação do povo com fonte de ferro e de outros minerais  indispensáveis.
As uvas eram postas-muitas vezes em cima das casas- para secar ao sol e produzir passas, que proporcionavam uma fonte de energia facilmente transportada Nn:6.3-abster-se-á de vinho e de bebida forte    não beberá vinagre de vinho, nem vinagre de bebida forte, nem tomará beberagens de uvas, nem comerá uvas frescas nem secas.
1Sm:25.18- Então, Abigail tomou, a toda pressa, duzentos pães, dois odres de vinho, cinco ovelhas preparadas, cinco medidas de trigo tostado, cem cachos de passas e duzentas pastas de figos, e os pôs sobre jumentos.
1Sm:30.12-Deram lhe também um pedaço de pasta de figos secos e dois cachos de passas, e comeu; recobrou, então,alento, pois havia três dias e três noites que não comia pão, nem bebia água.
A vinha  era simbolo de paz e prosperidade. Também representava o povo de Deus, a "vinha" que ele plantou na terra prometida.
 Sl:80.8ss-Trouxeste uma videira do Egito, expulsaste as nações e a plantaste.
Dispuseste-lhe o terreno, ela deitou profundas raízes e encheu a terra. Com as sombras dela os montes se cobriram, e com os seus sarmentos, os cedros de Deus.
Is:5.1ss-Agora, cantarei ao meu amado o cântico do meu amado a respeito da sua vinha. O meu amado teve uma vinha num outeiro fertilíssimo. Sachou-a limpou-a das pedras e a plantou de vides escolhidas; edificou no meio dela uma torre e também abriu um lagar. Ele esperava que desse uvas boas, mas deu uvas bravas.Agora , pois, ó moradores de Jerusalém e homens de judá, julgai, vos peço, entre mim e a minha vinha.
Há cinco parábolas de Jesus que empregam a figura da vinha, e ele se autodesignou a videira verdadeira com a qual todos os verdadeiros crentes mantêm relação orgânica.
 ESTA É MAIS UMA PALAVRA DA BÍBLIA-sinodeluz.blogspot.com      publicado em 17/12
continua 18/12 e continua...


                                 Bebida Forte e Vinho
No Antigo Testamento: O "vinho novo" não era o mesmo que suco de uva não fermentado( pois, a fermentação se inicia rapidamente), mais vinho produzido das primeiras gotas, do suco antes da prensagem das uvas,; como tal devia ser especialmente forte At 2.13-Outros, porém, zombando, diziam: Estão embriagados!
Na verdade, a palavra vinho nunca é empregada nas raras ocasiões em que o suco é espremido diretamente das uvas para a taça. Gn40.11-O copo de Faraó estava na minha mão ; tomei as uvas, e as espremi no copo de Faraó; e o dei na própria mão de Faraó.e or isso sempre continha um pouco de álcool. Ao lado dos grãos, o vinho( na Ara "mosto") representa as boas dádivas da vida proporcionadas por Deus.Gn:27.28-Deus te dê do orvalho do céu, e da exuberância da terra, a fartura de trigo e de mosto., embora dele se recomende a abstenção como disciplina em rituais religiosos.
Lv10.9-Vinho ou bebida forte tu e teus filhos não bebereis quando entrares na tenda da congregação, para que não morrais, estatuto perpétuo será isso entre as vossas gerações.Nm6.3-Abster-se-a de vinho e de bebida forte; não beberá vinagre de vinho, nem vinagre de bebida forte, nem tomará beberagens de uvas, nem comerá uvas frescas nem secas.
A abstinência dos recabitas tinha mais o proposito de preservar o estilo de vida nômade Jr35.7-Não edificareis casa, não fareis sementeiras, não plantareis, nem possuireis vinha alguma; mas habitareis em tendas todos os vossos dias, para que vivais muitos dias sobre a terra em que viveis peregrinando.
Caminha junto com a benção do vinho a maldição pelo seu uso indevido, contra o qual muitas vezes se adverte.
Sl 104.15- O vinho que alegra o coração do homem, o azeite, que lhe dá brilho no rosto, e o alimento, que lhe sustém as forças.Is 28.7-Mas também estes cambaleiam por causa do vinho e não podem ter-se em pé por causa da bebida forte; erram na visão, tropeçam no juízo.
Ec 10.19-O festim faz-se para rir, o vinho alegra a vida e o dinheiro atende a tudo. Ec 5.11-Ai dos que se levantam pela manhã e seguem a bebedice e continuam até alta noite, até que o vinho os esquete!
No Novo Testamento.As referências são escassas, mas os aspectos positivos são sempre colocados ao lado dos negativos, como no AT, João Batista abstinha-se do vinho em virtude de sua missão especial.
Lc 1.15- Pois ele será grande diante do Senhor, não beberá vinho nem bebida forte e será cheio do Espírito Santo, já do ventre materno ; mas o primeiro milagre de Jesus registrado no evangelho de João foi a transformação de uma grande quantidade de água em vinho, Jo.2-, e ele conquistou fama "comer e beber" com marginais da sociedade.
Na cruz ele não aceitou vinho com mirra que atuaria como leve anestésico e lhe entorpeceria a mente;
.Mc 15.23-, mas aceitou o "vinagre" ou vinho comum dos trabalhadores;
-v.36- igualmente os soldados o escarneciam e, aproximando-se, trouxeram lhe vinagre, dizendo:
Ele fez uso do conhecimento comum que havia sobre o vinho para ilustrar o profundo efeito do seu reino sobre o sistema antigo Mc 2.22-Ninguém põe vinho novo em odres velho; do contrário, o vinho romperá os odres. Mas põe-se vinho novo em odres novos.
As pessoas deste mundo estão embriagadas por ganância e violência-Ap 17.2ss- com quem se prostituiram os reis da O festim faz-se para rir, o vinho alegra a vida e o dinheiro serve a tudo. sinodeluzterra ; e com vinho de sua devassidão, foi se embebedaram os habitantes da terra.
Transportou-me o anjo, em Espírito, a um deserto e vi uma mulher montada numa besta escarlate, besta repleta de nomes de blasfêmia, com sete cabeças e dez chifres.
Achava-se a mulher vestida de púrpura e escarlata, adornada de ouro, de pedras preciosas e de pérolas, tendo na mão um cálice de ouro transbordante de abominações e com as imundícias da sua prostituição.
Ao contrário, os cristãos têm de estar cheios do Espírito ; debaixo do controle dele; em vez de permitir que o álcool os cotrole 

Mais um testo sobre Palavras da bíblia                                                            continua...













Nenhum comentário:

Postar um comentário