quarta-feira, 9 de novembro de 2011

O Primeiro Rei de Israel

SAMUEL E SAUL O REI 
Samuel- Lider da tribo de Simeão que ajudou na divisão de Canaã, Nm 34.20-da tribo de Simeão , Samuel , filho de amiúde;
2- Profeta contemporâneo de Saul e Davi cujo nome é dado a dois livros da bíblia. Em, AT 3.24-E todos os profetas, a começar com Samuel, assim como todos quanto depois falaram, também anunciaram estes dias, é considerado o primeiro dos profetas , em AT 13.20- Vencidos cerca de quatrocentos e cinquenta anos. Depois disto, lhes deu juízes, até o profeta Samuel. O último dos Juízes. Sua mãe, Ana, não teve filhos por algum tempo  e, quando concebeu Samuel, dedicou-o a Deus como Nazireu. Foi criado por Eli no TEMPLO em Siló, onde recebeu o chamado profético.
1-Houve um homem de Ramataim-Zofim, da região montanhosa de Efraim, cujo nome era Elcana, filho de Jeroão,  filho de Eliú, filho de Toú, filho de Zufe, Efraimita. 2-Tinha ele duas mulheres: uma se chamava Ana, e a outra Penina; Penina tinha filhos , Ana porém não os tinha.
4-No dia em que Elcana oferecia o seu sacrifício, dava ele porções deste a Penina, sua mulher, e a todos os seus filhos e filhas. 5- A Ana, porém, dava porção dupla, porque ele a amava, ainda mesmo que o Senhor a houvesse deixado estéril.
A Oração de Ana: 9- Após terem comido e bebido em Siló, estando Eli, o sacerdote , assentado numa cadeira , junto a um pilar do templo do Senhor, 10- levantou-se Ana , e, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou abundantemente.E fez um voto, dizendo:
11-Senhor dos Exércitos, se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva te não esqueceres, e lhe deres um filho varão, ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha. 12- Demorando ela no orar perante o Senhor, passou Eli a observar-lhe os movimentos dos lábios, 13- Porquanto Ana só no coração falava; seus lábios se moviam, porém não se lhe ouvia voz nenhuma; por isso, Eli a teve por embriagada.
14-e lhe disse: Até quando estarás tu embriagada?Aparta-te de ti esse vinho! 
15- Porém Ana respondeu: Não, Senhor meu! Eu sou mulher atribulada de espírito; não bebi nem vinho, nem bebida forte; porém venho derramando a minha alma perante o Senhor. 
16-Não tenhas, pois, a tua serva por filha de belial; porque pelo excesso da minha ansiedade e da minha aflição é que tenho falado até agora. Então lhe respondeu 17-Eli: Vai-te em paz e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste. 18- E disse ela: Ache a tua serva mercê diante de ti. Assim, a mulher se foi seu caminho e comeu, e o seu semblante já não era triste. 20- Ela concebeu, e, passado o devido tempo, teve um filho, a que chamou Samuel.1. 24-Havendo desmamado, levou-o consigo, com um novilho de três anos, um efa de farinha e um odre de vinho, e o apresentou à casa do Senhor, a Siló.  Era o menino ainda muito criança. Os filhos de Eli procediam de maneira que não agradava ao Senhor e Eli lhes dizia:2.23- Por-que fazeis tais coisas? Pois de todo este povo ouço constantemente falar do vosso mau procedimento. 24- Não, filhos meus, porque não é boa fama esta que ouço; estais fazendo transgredir o povo do Senhor.
26-Mas o menino cresceu e virou jovem e como jovem Samuel crescia em estatura e no favor do Senhor e dos homens. 3.1-O jovem Samuel servia ao Senhor, perante Eli. Certo dia , estando deitados no lugar costumeiro o sacerdote Eli, cujos olhos já começava a escurecer; deitava também Samuel no templo do Senhor em que estava a arca, antes que a lampada de Deus apagasse,
3.4-o Senhor chamou o menino o menino: Samuel, Samuel! Este respondeu: Eis-me aqui! 5- Correu a Eli e disse: Eis-me aqui, pois tu me chamaste;acontecendo por três vezes, até que o próprio Eli entendendo que era o Senhor explicou a Samuel,
7- Porém Samuel ainda não conhecia o Senhor, e ainda não lhe tinha sido manifestada a palavra do Senhor.
Quando o Senhor voltou a chamar o menino como das outras vezes: Samuel,Samuel! Este respondeu: Fala, porque o teu servo ouve.
11-Disse o Senhor a Samuel: Eis que vou fazer uma coisa em Israel,a qual todo o que o ouvir lhe tinirão ambos os ouvidos.
12- Naquele dia, suscitarei contra Eli tudo quanto tenho falado com respeito a sua casa, começarei e o cumprirei. 13-Porque já lhe disse que julgarei a sua casa para sempre, pela iniquidade que ele bem conhecia, por-que seus filhos se fizeram execráveis, os não repreendeu.
Vendo ele a frequência com que o Senhor chamava a Samuel, perguntou-lhe: 16- Samuel, meu filho! Ele disse eis-me aqui!17- Então, ele disse: Que é que o Senhor te falou? Peço-te que mo não encubras; assim Deus te faça o que bem lhe aprouver se me encobrires alguma coisa de tudo o que lhe falou.18- Então, Samuel lhe referiu tudo e nada lhe encobriu.E disse Eli: É o Senhor; faça o que melhor lhe aprouver. 19-Crescia Samuel e o Senhor era com ele,e este Samuel estava confirmado como o profeta do Senhor.21-
O Senhor continuava a aparecer em Siló, enquanto por sua palavra o Senhor se manifestava ali a Samuel.
Os filisteus venceram os Israelitas e matando a Hofni e Finéias filhos de Eli, tomara a Arca e 4.5-Sucedeu que , vindo a arca da Aliança do Senhor ao arraial, rompeu todo o Israel em grandes brados, e ressoou a terra. Depois que os filisteus capturaram a arca da aliança, Samuel levou Israel a vitória em Mispa, 1Sm.4 e depois se tornou Juíz 1Sm 7, morreu Eli, Hofni e Fineias, e a esposa e mulher de Finéias ouvindo estas novas, estando ela grávida e prestes a dar a luz, as dores lhe vieram e ela encurvando-se deu a luz. 
A arca da aliança foi levada pelos filisteus e a puseram na casa de Dagom, e aconteceu que de madrugada Asdode estava caído de rosto em terra diante da arca do Senhor, tomaram e tornaram a pô-lo no seu lugar. 1Sm5.4- Na madrugada do dia seguinte, pela manhã, eis que Dagom jazia caído de bruços diante da arca do Senhor :
 A cabeça de Dagom e as duas mãos estavam cortadas sobre o limiar, dele ficara só o tronco. 5.5- Por isso , os sacerdote de Dagom e todos que entram no templo não lhe pisam o limiar em Asdode , até ao dia de hoje. E assim acontecem muitas coisas que assustam aos filisteus a ponto de os mesmos colocarem a arca para fora de suas terras, fazendo-a chegar a Bete-Semes, e depois a Quiriate-Jearim
1Sm7-Aconteceu que, desde aquele dia, a arca ficou em quiriate-Jearim, e tantos dias se passaram, que chegaram a vinte anos; e toda a casa de Israel dirigia lamentações ao Senhor. Quando estava com idade avançada, os israelitas reclamaram um rei e samuel recebeu orientação divina para ungir Saul, 1Sm8-12 Os israelitas pedem um rei,  Saul busca as jumentas extraviadas e vai ter com Samuel. 1Sm.9.1-2 Havia um homem de Benjamim, cujo nome era quis, filho de Abiel, filho de Zeror, filho de Becorate, filho de Afias, benjamita, homens de bens. 2-Tinha ele um filho cujo nome era Saul, moço, e tão belo, que entre os filhos de Israel não havia outro mais belo do que ele; desde os ombros para cima, sobressaia a todo o povo. 1Sm9.27-Desciam eles para extremidade da cidade, Samuel disse a Saul: Dize ao moço que passe adiante de nós, e tu, tendo ele passado, espera, que te farei saber a palavra de Deus. Samuel unge a Saul rei de Israel...1Sm10.1- Tomou Samuel um vaso de azeite, e lho derramou sobre a cabeça, e o beijou, e disse: Não te ungiu, porventura, o Senhor por príncipe a sua herança, o povo de Israel? Saul logo obteve uma grande vitória e nela se mostrou magnânimo
 Saul esteve entre os profetas, e depois Saul foi escolhido rei e só depois Saul vence3 os amonitas. 11.1e2- Então , subiu Naás, amonita, e sitiou jabes-giliade; e disseram todos os homens de Jabes a Naás: Faz aliança conosco e te serviremos. Porém Naás, amonita, lhes respondeu: Farei aliança convosco sob a condição de vos serem vazados os olhos direitos, trazendo assim eu vergonha sobre todo o Israel. 3- Então, os anciãos de Jabes lhe disseram: Concede-nos sete dias, para que enviemos mensageiros por todos os limites de Israel e, não havendo      nínguém que nos livre, então, nos entregaremos a ti. 4-Chegando os mensageiros a Gilea de Saul  relataram esse caso ao povo. Então todo o povo chorou  em voz alta. 
5- Eis que Saul voltava do campo, atras dos bois e perguntou: Que tem o povo que chora? Então, lhe referiram as palavras dos Jabes. 
6- E o Espírito de Deus se apossou de Saul, quando ouviu estas palavras, e acendeu-se sobremodo a sua ira. 7- Tomou uma junta de bois, cortou-os em pedaços e os enviou  todos os territórios de Israel por intermédio de mensageiros que disseram:
Assim se fará aos bois de todo aquele que não seguir a Saul e a Samuel. Então, caiu o temor do Senhor sobre o povo, e saíram como um só homem. 8- Contou-os em Bezeque ; dos filhos de Israel, havia 300mil; dos homens de judá trinta mil. 11- Sucedeu que, ao outro dia, Saul dividiu o povo em três companhias, que, pela vigilia da manhã,vieram para o meio do arraial e feriram a Amom até que se fez sentir o calor do dia. O povo se sentiu seguro que PROCLAMARAM SAUL SEU REI..12.1- E todo o povo partiu para Gilgal, onde proclamaram Saul seu rei; e Saul muito se alegrou ali com todos os homens de Israel. Então, disse Samuel a todo o Israel: Eis que ouvi a vossa vos em tudo quanto me dissestes e constitui sobre vos um rei.
1Sm12. 23-25Quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o Senhor, deixando de orar por vós; antes, vos ensinarei o caminho bom e direito. 24-Tão somente, pois, temei ao Senhor e servi-o fielmente de todo o vosso coração; pois vede quão grandiosas coisas vos fez. 25-Se, porém, perseverardes em fazer o mal, perecereis, tanto vós como o vosso rei.
Se Samuel chegou a resignar o seu Cargo; Agora OS ISRAELITAS E OS FILISTEUS ENTRAM EM GUERRA.;:
13.1e2- Um ano reinara Saul em Israel. No segundo ano de reinado sobre o povo, 2- Escolheu para si três mil homem de Israel.; estavam com Saul dois mil em Micmás, e na região montanhosa de Betel, e mil estavam com Jonatas em Gibeá de Benjamim; e despediu o resto do povo, cada um para sua casa. A batalha estava difícil, Jonatas derrotou a guarnição dos filisteus que estava em Gibeá, enquanto Saul derrotou a guarnição dos filisteus em Israel e também se fez odioso aos filisteus, e o povo que ainda estava com Saul, estando este ainda em Gilgal, se encheu de temor. SAUL OFERECE SACRIFÍCIO E É REPROVADO POR SAMUEL. 13.8- Esperou Saul sete dias, segundo o prazo determinado por Samuel ; não vindo, porém,  Samuel a Gilgal , o povo se foi espalhando dali. 13.9- Então, disse Saul: Trazei-me aqui o holocauto e ofertas pacíficas.  E ofereceu o holocausto. Depois desobedeceu a Deus, poupando alguns amalequitas. Jônatas derrota os filisteus.;
 14.1- Sucedeu que, um dia, disse Jônatas, filho de Saul, ao seu jovem escudeiro: Vem, passemos à guarnição dos filisteus, que está do outro lado. Porém não o fez saber seu pai. 14.7- Então, o seu escudeiro lhe disse: Faze tudo segundo inclinar o teu coração; eis-me aqui contigo a tua disposição será a minha. 14.23- Assim, livrou o Senhor a Israel naquele dia e a batalha passou alem de Bete-Áven. O Voto de Saul  
14.24- Estavam os filhos de Israel angustiados naquele dia, porquanto Saul conjurara o povo, dizendo:  Maldito o homem que comer pão antes de anoitecer, para que me vingue de meus inimigos. 14.35- Edificou Saul um altar ao Senhor; este foi o primeiro altar que lhe edificou. JÔNATAS SALVO PELO POVO. 14.36- Disse mais Saul : Desçamos esta noite no encalço dos filisteus, e despojemo-los até o raiar do dia, e não deixemos de resto um homem se quer deles. E disseram: Faze tudo o que bem te parecer.
14.42- Disse Saul : Lançai a sorte entre mim e Jônatas, meu filho. E foi indicado Jônatas. 14.47- Tendo Saul assumido o reinado de Israel, pelejou contra todos os seus inimigos em redor: contra moabe, os filhos de amom e Edom; contra os reis de zobá e os filisteus; e, para onde quer que se voltava, era vitorioso.
14.52- Por todos os dias de Saul, houve forte guerra contra os filisteus; pelo que Saul, a todos os homens fortes e valentes agregava a si. Por causa da sua impaciência, excedeu de seus poderes oferecendo sacrifícios  pelo que Samuel profetizou a rejeição do reinado dele. Depois desobedeceu a Deus, poupando alguns amalequitas e alguns animais que lhe encheram os olhos e consequentemente o coração e isso foi-lhe a sua ruína total; 1ªSm15.1-3 Disse Samuel a Saul: Enviou-me o Senhor a ungir-te rei sobre o seu povo, e sobre Israel; atenta, pois, agora, às palavras do Senhor. 2- Assim diz o Senhor dos Exércitos: Castigarei Amaleque pelo que fez a Israel: ter-se oposto a Israel no caminho, quando este subia do Egito. 3-Vai, pois, agora, e fere a Amaleque, e destrói totalmente a tudo que tiver, e nada lhe poupes; porém matarás homem e mulher, meninos e crianças de peito, bois e ovelhas, camelos e jumentos. 4- Saul convocou o povo e os contou em Telaim:  duzentos mil homens de pé e dez mil homens de Judá. 1ªSm 15.9- E Saul e o povo pouparam agague , e o melhor das ovelhas e dos bois, e os animais gordos, e os cordeiros, e o melhor que havia e não os quiseram destruir totalmente; porém toda coisa vil e desprezível destruíram. 15.10-11- Então, veio a palavra do Senhor a Samuel, dizendo: Arrependo-me de haver constituído Saul rei, porquanto deixou de me seguir e não executou as minhas palavras. Então, Samuel se contristou e toda a noite clamou ao Senhor. Aqui  observá-se o quanto o ser humano que é a única criatura dentre todas as criaturas que raciocina é coberto de falhas e sua grande fala é tida a partir da desobediência, e dai para frente é uma calamidade, uma aberração é uma derrota total. Assim como com o primeiro anjo; foi com o primeiro homem, assim foi com o primeiro filho de homem, com o primeiro a ter poder na terra; é com o primeiro rei e é prática sempre do primeiro. estando todos ou toda a raça, fazendo parte da humanidade.  A TRISTE  SEQUÊNCIA  E CONSEQUÊNCIA DA DESOBEDIÊNCIA: A triste consequência da atitude, falha, desobediência de Saul deixou mais uma vez marcas de destruição o que é praticado sempre com a primeira pessoa que representa tal contingente e este se alastra por toda a raça,  mas que assim como foi desde o princípio aquela semente que saiu do criador, mais saiu morta, para representar a morte e o mal agora estaria acompanhando todos não só que está morto, mas aquele que ao longo deste tempo que há para nascer de novo, não nascendo, não conheça a vida eterna . Olha, Olha , Olha, não seja como estes primeiros e não deixe que a atuação do primeiro seja o primeiro em você!        
ENTÃO, SAMUEL SEGUIU A SAUL, E ESTE ADOROU O SENHOR. SAMUEL MATA AGAGUE: TRAZE-ME AQUI AGAGUE, REI DOS AMALEQUITAS. AGAGUE VEIO A ELE CONFIANTE; E DISSE: CERTAMENTE, JÁ SE  FOI A AMARGURA DA MORTE. DISSE, PORÉM, SAMUEL: ASSIM COMO A SUA ESPADA DESFILHOU(tirou os filhos das) MULHERES, ASSIM DESFILHADA  FICARÁ(ficará sem filhos a) TUA MÃE ENTRE AS MULHERES . E SAMUEL DESPEDAÇOU a AGAGUE PERANTE O SENHOR, EM GILGAL. NUNCA MAIS VIU SAMUEL A SAUL ATÉ AO DIA DA SUA MORTE, PORÉM TINHA PENA DE SAUL. O SENHOR SE ARREPENDEU DE HAVER CONSTITUÍDO  SAUL REI SOBRE ISRAEL.  A partir daqui a vida de Saul passou a ser um inferno, assim como foi a de Adão e Eva, pois, todos estes tornaram se o próprio demônio, e o caminho que Saul seguiu daqui para o seu fim foi o caminho da morte.





quinta-feira, 3 de novembro de 2011

UMA MISSÃO DE FÉ


                                 O CHAMADO DE MOISÉS
Depois da morte de José, o qual recebeu toda benção de seu pai Jacó, não só pela preferência dada por seu pai como também o primeiro filho do amor e pela troca de primogenitura que cabia Ruben que por ter subido ao leito do pai-Jacó com sua concumbina, profanando um leito conjugal, acabou perdendo o direito e adquiriu em lugar de benção, maldição como todos os demais; Menos Judá  que viria a ser louvado pelos irmãos, sendo cabeça de tribo até que venha siló com um reino que nele se firmaria e Benjamim, porém os demais viriam ser malditos em toda sequência de vida com uma pequena chance de se redimirem











                                      O CENSO DOS LEVITAS: 
Faleceu José e todos os seus irmãos,e toda aquela geração; Inclusive levantou-se novo rei no Egito, que não conhecera a José; Mas os filhos de Israel foram fecundos e aumentaram muito, e se multiplicaram, e grandemente se fortaleceram de forma que a terra se encheu deles.
Foi pensando nisto que vendo o crescimento dos hebreus era muito grande e forte decidiu usar de astúcia e sagacidade como a (serpente) ordenou que fosse morta toda criança interrompendo assim esse crescimento.

Os egípcios pôs sobre os hebreus feitores de obras para afligirem com suas cargas e os israelitas edificaram a faraó cidades celeiros, Pitom e Ramessés. Mas tanto quanto os afligiam, tanto mais se multiplicava e se espalhavam de forma que se inquietavam por causa dos filhos de Israel.

São estes os que foram contados dos levitas, segundo as sua famílias: de Gerson, a família dos gersonitas; de Coate , a família dos coatitas; de Merari , a família dos meraritas.
     Coate: coatitas: Segundo filho de Levi e seus descendentes, uma das três maiores famílias levitas, de quem foi gerado Anrão"povo exaltado" Marido de Joquebede e ancestral de Moisés, Anrão e Miriã.
Joquebede (provavelmente"Javé é Glória) filha de Levi e mãe de Moisés, Anrão e Miriã. Anrão tomou por mulher a Joquebede, sua tia; E ela lhe deu a Arão e Moisés e os anos de vida de Anrão foram cento e trinta e sete. ou seja cem=99+1 que é tempo de amadurecimento; trinta =tempo necessário para se gerar um homem de Deus e sete o número da perfeição de Deus.
As parteiras hebreias Sifra e Puá, receberam ordens de matar todas as crianças do sexo masculino e deviam deixar viver as do sexo feminino.
As parteiras no entanto temeram a Deus e não fizeram assim, antes, deixaram viver os meninos. E porque as parteiras temeram a Deus, ele lhes constituíram famílias.

Então faraó ordenou a todo o seu povo, dizendo: A todos os filhos que nascerem aos hebreus lançareis no Nilo, mas a todas as filhas deixareis viver e foi-se um homem da casa de Levi e casou com uma descendente de Levi.  E a mulher concebeu e deu a luz um filho, e; vendo que era formoso, escondeu-o por três meses.
Moisés viria ser o grande lider e legislador por meio de Deus e Joquebede não podendo escondê-lo por mais tempo tomou um cesto de junco, calafetou-o com betume e piche e, pondo nele o menino largou-o na correnteza ou carriçal à beira-margem do rio, a irmã do menino observava de longe.

A filha do faraó desceu ao rio com suas donzelas e vendo o cesto, abriu-o e vendo a criança chorando tomou-a para si e mesmo vendo que era hebreu cuidou em criá-lo, só que vendo que a criança não parava de chorar, sua irmã Miriã disse para a filha de faraó: Quer que chame uma das hebreias que te sirva de ama e te crie a criança? Vá disse a filha de faraó, crie a criança e eu te pagarei o salario. A hebreia tomou o menino e o criou.

Primeiro 1º Espírito é o Espírito do Senhor personificado Enoque o 6º gerado do 3º filho de Adão e Eva quando este tinha cento e trinta 130 anos. Enoque o 6º e o 1º a andar com Deus do Oriente-Polo Norte rumo ao 1º 2º espírito( anjo caim- dragão- 1ª besta)A videira verdadeira; que disse: vi satanás caindo do céu como relâmpago- Ocidente-Polo Sul (Paquistão) cidade edificada com o nome de seu filho Enoque (serpente do deserto) neto de Adão o 6º dia-serpente da Árvore do conhecimento do bem e do mal somando com o 2º 7 Metuslém ou seja o descanso no Éden e





   Faraó : Título Bíblico dado aos reis do Egito, Originalmente era nome do palácio e da corte real do Egito que por volta de 1450 a.C aplicou-se ao próprio rei. como sinônimo de "Sua Majestade"



Diz as escrituras sagradas que Moisés o hebreu, filho de Joquebede, nascido no Egito e que foi visto como possível sucessor do faraó, Ramessés 1º ou Sete, e que enquanto não se sabia que era hebreu, era tido por príncipe e por isso edificou o Egito de tal maneira que agradou ao faraó, que desejou fazê-lo sucessor após sua morte.


 Os faraós do período do Reino Novo de (1550-1070 a.C) mantinham barins, e os filhos das mulheres dos  barins eram educados pelo superintendente e os príncipes eram posteriormente entregues a um tutor pessoal .

 Encontravam-se ali semitas e outros asiáticos em todos os estratos da sociedade egípcias naqueles tempos; Alguns semitas passaram a ser mercadores prósperos, alguns se casaram com membros da família real.

  No finalzinho da 19ª décima nona, XIX dinastia um sírio controlou de fato o Egito por um breve tempo.
Ramessés II numa Estátua antiga na cidade de Menfhis no Egito


A história geral antiga por sua vez diz que Nefertiri, a que seria herdeira ao trono do Egito desejava ardentemente que este Moisés fosse realmente o príncipe ao invés de Ramessés 2º o verdadeiro filho de Ramessés 1º e herdeiro real ao trono.

Estátua da Rainha Nefertiri jogando sinet; esta é uma pintura feita tumba da Rainha

Conta-se que Moisés foi encontrado no rio nilo pela irmã de Ramessés 1º e foi criado no palácio egípcio sendo preparado para ser o faraó sucessor. 

As escrituras sagradas porém diz que o povo hebreu esperava por um libertador, pois este povo era feito escravo desde os dias em que houve a morte de José, filho de Jacó e os poucos mais de setenta  hebreus que havia descido para lá e que agora eram multidões e multidões.
Esta foi uma dinastia cercada por muitos conflitos para expulsar os hicsos do Egito o que ocorreu por ocasião do ano 1550 a.C e este foi Anmes ou (Amósis) expulsou o último governante hicso e formou a XIII dinastia.

O filho de Amen-hotep IV iniciou uma revolução religiosa encaminhada no sentido do monoteísmo( religião de Abraão) pois, Sete tinha o Espírito de Lameque 777 pai de Noé, avô Enoque, filho de Metusalém, no qual o culto deveria ser reservado a atom o disco solar.


Êxodo:1.11- diz que: Os egípcios puseram sobre eles feitores de obras, para os afligirem com suas cargas. E os Israelitas edificaram a Faraó as cidades-celeiros, Pitom e Ramessés: Cidade onde os hebreus foram trabalhadores forçados (escravos) desde (1290-1224 a.C) no delta do Nilo oriental, local da famosa residência de Ramsés II.



Diz-se que o edificador desta cidade foi Moisés por quem Nefertiri  teve uma queda nos dias de Sete ( RamessésI) que também muito se admirou antes de saber que este fosse hebreu, ou antes da morte de Baco, o engenheiro de toda a construção, o qual veio a ser morto por Moisés que o escondeu na areia.;

Já no fim da XIX dinastia tudo tinha o controle de um tutor no preparo dos príncipes no carácter social. Moisés não foi nenhuma exceção na sua posição, mas sentia compaixão pelos seus compatriotas.

Más saiu no dia seguinte e eis que dois hebreus estavam brigando e disse ao culpado: Por que bates no teu próximo?
O que o mesmo respondeu : Quem te diz ser príncipe e juiz sobre nós? Queres matar-me como mataste o egípcio? No que temeu Moisés que disse: Certamente descobriram que eu matei Baco; donde deu-se a sua fuga e o início de seu ministério glorioso. Acredita-se que com esta fuga iniciava os planos de Deus sobre sua vida e a responsabilidade de Moisés de livrar o povo hebreu da escravidão do Egito.

                                                                    Esfinge de Gizé
 Com sua fuga Moisés indo pelo deserto chegou as terras de midiã, onde encontrou-se com as filhas de Jétro que veio a se tornar sogro dando Zípora para sua mulher, com quem teve um filho a quem chamou-lhe Gérson . Apascentava Moisés o rebanho de Jetro,
seu sogro, sacerdote de Midiã ;e, levando o rebanho para o lado ocidental do deserto , chegou ao monte de Deus, a Horebe. Apareceu-lhe o Anjo do Senhor numa sarça ; Moisés olhou e eis que a sarça
ardia no fogo e a sarça não se consumia.
Então, disse Moisés consigo mesmo: Irei para lá e verei essa grande maravilha, por que a sarça não se queima?    
Acredito ser aqui a concretização do chamado de Moisés, uma vez que desde o nascimento, ele já era o propósito de Deus.


Por aquele tempo morreu faraó, sete-Anrão e Ramessés irmão de Bitinia- mãe adotiva de Moisés e tia de Ramses II que assumiu o trono no fim da XIX dinastia faraônica .


Enquanto Moisés apascentava o rebanh de Jetro seu sogro, o monte fumegava de forma maravilhosa que chegou a char a sua atenção donde disse Moisés: Irei para lá e verei essa maravilha, como pode a sarça se queimar e não se consumir




O espírito de Enoque, de Metusalem, de Lameque e de Noé; veio a dar sequência às outras gerações tais como: Personificando-se em Cem, Abraão, Isaque , Jacó e José, sendo que todos esses chegaram a ir ou a visitarem, ou peregrinaram até o Egito, sendo que José e Jacó habitaram lá e até morreram no Egito; dando inicio a grande nação de Israel.


E depois destes a sequência foi: Moisés, Josué, Davi e Elias, com passagens dadas pela Lua Nova, conforme calendário Hebreu-Judaico;

MOISÉS RETORNA AO EGITO: Joquebede(Javé é Glória) filha de Levi e mãe de Arão e Miriã e Anrão ( povo exaltado) marido de Joquebede, ancestral de Moisés, com a irmã-(Bitinia) de faraó e tia de Ramsés II e mãe adotiva de Moisés que foi quem o tirou de um cesto posto no rio nilo (nasceu das águas) depois de três meses escondido e livre (da grande matança de bebes) provocada pelo criminalmente Lameque,filho de Metusael e bisneto de Caim) teve vida ativa surgindo publicamente para o mundo com mais de trinta anos, (nasceu de Deus) no monte sinai aos 40 anos, e com 80 anos volta ao Egito para com seu irmão Arão com 83 anos libertar o povo de Deus ficando frente a frente com faraó na maior queda de braço e vencido literalmente pelo Espírito Santo, o Espírito do Deus maior.
Assim diz o Senhor Deus de Israel: Deixa ir o meu povo para que me celebre uma festa no deserto.
                                             
                                                           MOISÉS E O ÊXODO:
Diz a bíblia que Deus endureceu o coração de faraó, dizendo a Moisés: Quando voltares ao Egito, v^que faças todos os milagres que te foi posto nas mãos, mas, eu endurecerei o coração para que não deixe ir o meu povo.

Isto mostra a sabedoria do Todo Poderoso, sabedoria única; pois, com a certeza que tenho é que: Os caminhos do Senhor são retos e as veredas justas;

 As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus; Porém, as reservadas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre.

DEUS DISSE A ARÃO: Disse também o Senhor a Arão: Vai ao deserto para te encontrares com Moisés;
Ele foi e encontrando-o no monte de Deus, o beijou.

O deserto da Líbia é um deserto africano e está localizado ao norte e leste do deserto do Saara e ocupa o sudoeste do Egito.

Toda a Líbia está deserta . AS cidades estão concentradas no eixo da costa no resto do país. Disse Moisés a Arão todas as palavras do Senhor e se foram e ajuntaram todos os anciãos dos filhos de Israel.



MOISÉS E ARÃO FOI TER COM FARAÓ; afim de pedir que faraó libertasse seu povo para que celebre uma festa no deserto.

Faraó se recusou com desprezo total. Quem é o Senhor para que lhe ouça eu, a sua vós e deixe ir a Israel?

Não conheço o Senhor nem tão pouco deixarei ir a Israel. E com o coração mais duro que antes faraó aflige os israelitas!

FARAÓ EXIGE QUE ISRAELITAS AJUNTEM PALHAS:

Faraó apertava com ou seja pressionava mais e mais sobre os israelitas fazendo com que os capatazes exigissem a mesma quantidade de tijolos, agora sem o fornecimento de palhas ou que eles mesmos ajuntassem a palha..

Vá, vós mesmos, ajuntem palhas procurando vocês mesmos onde possais encontrar. E eles sem saber o que fazer, choravam, clamavam, e gemendo pedia ao Deus que não conheciam.



E FARAÓ ESCRAVIZAVA COM AÇOITES OS ISRAELITAS. Os superintendentes diziam: Acabai vossas obras; Vossas tarefas diárias com quanto;


E com açoites os capatazes exigiam sem conseguirem dar conta, enquanto a pressão aumentava.


Porque não acabaste nem ontem, nem hoje a vossa tarefa diziam: Os capatazes com chibatadas e muitos açoites : Andem façam tijolos como antes.

Imagens de construção sendo chicotados. (última) construção ao judeu...

AS QUEIXAS DOS ISRAELITAS: Diante dos apertos, pressões e ameaças de faraó Moisés e Arão saíram de sua presença disseram: Olhe para vós outros o Senhor e vos julgue o quanto fizessem ociosos ao olhos de faraó e na frente de teu servos pondo nas mãos de para matar a nós.
Então Moisés se voltou para o0 Senhor, disse

Ó Senhor porque afligiste este povo? E porque me enviou a eles? Porque desde que me pus diante de faraó para falar no teu nome, ele passou a maltratar o povo com dura sorte! Livra o teu povo...

o Senhor disse a Moisés: Agora vereis o que farei a faraó, porque por mão poderosa, deixará ir meu povo, lançando-os fora desta terra.

Eu apareci a Abraão, Isaque e Jacó como o Deus Todo Poderoso, porém com o meu nome; O Senhor, não sou conhecido; Também fiz aliança com eles dizendo: Dar-lhes-ei a terra de Canaã, a terra em que estiveram como peregrinos; Eu posso ouvir os gemidos dos filhos de Israel que são escravizados e me lembro da minha aliança por isso:
EU SOU O SENHOR, e tirarei vós de debaixo do jugo do Egito; Livrarei da sua servidão e resgatarei com braço forte e estendido, com manifestação e julgamento grandiosos, levando-os à terra que sob juramento prometi dar à Abraão,  Isaque e Jaco pois EU SOU O SENHOR. 

E foi Moisés e falou com os filhos de Israel e eles não atenderam por causa da ânsia não de vômito e sim  de espírito, de medo;  pela dura escravidão. E o Senhor falou mais a Moisés, dizendo :
Vai até o Faraó, o rei do Egito, fala-lhe que deixe sair da sua terra os filhos de Israel; Ao que Moisés respondeu, ao Senhor: Ora os filhos de Israel não me dão ouvidos, ouvirão a faraó? Eu já não falo bem! ! !
E o Senhor deu mandamentos à Moisés e a Arão, para os filhos de Israel e para Faraó, rei do Egito com o fim de ser tirado os filhos de Israel do Egito.
                                              Aqui Está a Genealogia de Moisés e Arão
São estes os chefes das famílias: os filhos de Ruben, o primogênito de Israel: Palu, Hezrom, e Carmi; São estas as famílias de Ruben.
Os filhos de Simeão: Jemuel, Jamim, Oade, Jaquim,Zoar, e Saul, filho de uma cananéia : são estas as famílias de Simeão. São estes os filhos de Levi segundo as suas gerações: Gérson, Coate e Merari; e os anos da vida de Levi foram cento e trinta e sete anos.
Os filhos de Gérson: Libni e Simei, segundo as suas famílias. Os filhos de Coate: Anrão, Isar, Hebrom e Uziel; E os anos da vida de Coate foram cento e trinta e três
Os filhos de Merari : Mali e Musi; São estas as famílias de Levi, segundo as suas gerações.

Anrão tomou por mulher a Joquebede, sua tia; e ela lhe deu a Arão e Moisés; e os anos de vida de Anrão foram cento e trinta e sete. Os filhos de Isar: Corá , Nefegue e Zicri. Os filhos de Uziel: Misael, Elzafã e Zitri. Arão tomou por mulher a Eliseba, filha de Aminadabe, irmã de Naassom; e ela lhe deu a luz Nadabe e Abiú, Eliazar e Itamar. Os filhos de Corá : Assir, Elcana e Abiasafe; são estas as famílias dos coatítas.

Eleazar, filho de Arão, tomou por mulher, para si, uma das filhas de Putiel; e ela lhe deu a luz Finéias;
São estes Arão e Moisés aos quais o Senhor disse: Tirai os filhos de Israel da terra do Egito, segundo as suas hostes.
São estes que falaram a faraó, rei do Egito, a fim de tirarem do Egito os filhos de Israel; São estes Moisés e Arão. No dia em que o Senhor falou a Moisés na terra do Egito, disse o Senhor a Moisés: Eu Sou o Senhor; dize isso a Faraó, rei do Egito, tudo o que eu te digo e respondeu Moisés na presença do Senhor : Eu não sei falar bem; Como pois, me ouvira faraó?

Mas o Senhor diz a Moisés: Vê que eu te constituí como Deus sobre Faraó, e a Arão, teu irmão, será  teu profeta. 
Tu falarás tudo o que eu te ordenar, e Arão , teu irmão, falará a Faraó, para deixar ir da sua terra os filhos de Israel, eu porém, endurecerei o coração de Faraó e multiplicarei no Egito meus sinais e maravilhas.
Faraó não ouvirá ; eu porei a mão sobre o Egito e eu farei sair minhas hostes, meu povo, os filhos de Israel. E saberão que eu sou o Senhor. Era Moisés de oitenta anos, e Arão, de oitenta e três anos quando falaram a Faraó.                    

                                   O SENHOR FALOU A MOISÉS E A ARÃO: 
   
Quando Faraó disser: fazei milagres que vos acreditem, dirás a Arão: Toma teu bordão e lança-o diante de Faraó; e o bordão se tornará em serpente. e assim aconteceu. como o Senhor ordenou, lançou o bordão diante de Faraó e esta se transformou em serpente.

Faraó mandou chamar seus encantadores e cada um deles lançaram seu cajado ou bordão e elas transformaram em serpentes, sendo que a de Moisés engoliu, devorou a deles..
Mas o coração de Faraó endureceu , e não ouviu, como o Senhor havia dito.
                                            
                                                E uma série de pragas aconteceram 
                                     Primeira praga: as águas tornaram-se em sangue.

Disse o Senhor a Moisés: Vai ter com Faraó pela manhã, quando ele sair às águas, espere-o na beira do rio  tomarás o bordão que se transformou em serpente e lhe dirás:
O Senhor, o Deus dos hebreus, me enviou a ti para te dizer : Deixa ir o meu povo, para que me sirva no deserto e até agora não tens ouvido.

Assim diz o Senhor: Nisto saberás que eu sou o Senhor: com este bordão que tenho nas mãos, ferirei as águas do rio e elas se tornarão em sangue.

Os peixes morrerão, as águas cheirarão mal e os egípcios terão nojo de beber a água do rio. Dize a Arão: Toma o te bordão e estende a mão sobre as águas, sobre seus canais e sobre todos os seus reservatórios, vasos de madeira como de pedra  e assim fizeram Moisés e Arão como o Senhor ordenou:

E levantando o bordão, Arão feriu as águas que estavam no rio à vista de Faraó e seus oficiais e toda a água do rio se tornou em sangue. Mas os magos fizeram o mesmo com as ciências ocultas e Faraó endureceu o coração não deixando o povo de Israel ir como o Senhor tinha dito.
Segunda Praga: - rãs
Disse o Senhor a Moisés: Chega-te a Faraó e dize-lhe: Assim diz o Senhor ; deixa ir o meu povo para que me sirva. Se recusares deixa-lo ir, eis que castigarei com rãs todos os teus territórios.

O rio produzirá rãs em abundância que subirão e entrarão em tuas casas e no teu quarto de dormir;
E no teu leito e nas casas de teus oficiais e sobre o teu povo, e nos teus fornos e nas tuas amassadeiras.



                                                                      Terceira Praga:- Piolhos
Disse o Senhor a Moisés: Diz a Arão: Estende o teu bordão e fere o pó da terra (aquela terça parte de um efa do pó da terra que foi recolhido e pesado em romana e os outeiros(pequenos montes) em balança de precisão); para que se tornem em piolhos por toda a terra do Egito.

Fizeram assim: Arão estendeu a mão com seu bordão e feriu o pó da terra e houve muitos piolhos nos homens e no gado; todo o pó da terra se tornou em piolhos por toda a terra do Egito.

                                                                  Quarta Praga:-moscas; 
As moscas são raramente mencionadas na Bíblia e, quando são, podem designar qualquer espécie; as de Êx.8.21

Disse o Senhor a Moisés : Levanta-te e pela manhã vai a Faraó: Eis que ele sairá as águas e dize-lhe: Deixa ir o meu povo, para que me sirva.


Do contrário, se tu não deixares ir o meu povo, eis que eu enviarei exames de moscas sobre ti, e sobre os teus oficiais, e sobre o teu povo, e nas tuas casas e nas casas de teus oficiais,
 e as casas dos egípcios se encherão destes exames, e também a terra em que eles estiverem.

                                        Quinta Praga:- Peste nos animais 
afetou o gado nos campos, talvez de antraz contraído das rãs, que o gado em cocheiras não contrairia.
Disse o Senhor a  Moisés: Apresenta-te a Faraó e dize-lhe: Assim diz oSenhor, o  Deus dos hebreus: Deixa ir o meu povo, para que me sirva.

Porque se recusares deixa-lo ir, ainda que por força  os detiveres .

Eis que a mão do Senhor será sobre o teu rebanho que está no campo, sobre os cavalos , sobre os jumentos e sobre os rebanhos de gado e de ovelhas cairão toda sorte de pestilência gravíssima.   
                                                       
                                 
                                     SEXTA PRAGA:-ÚLCERAS   


Então disse o Senhor a Moisés e a Arão : Apanhai mãos cheias de cinzas de forno, e Moisés atira-a para o céu diante de Faraó;



Ela se tornara em pó miúdo sobre toda a terra do Egito, e se tornará em tumores que se arrebentem em úlceras nos homens e nos animais, por toda a terra do Egito. 


Eles tomaram cinza de forno e se apresentaram a Faraó; Moisés atirou-a para o céu, e ela se tornou em tumores que se arrebentavam como úlceras nos homens e nos animais.   

                                

                                      SÉTIMA PRAGA:Chuva de Pedras
Disse o Senhor a Moisés: Levanta-te pela manhã, e cedo apresenta-te a Faraó e dize-lhe:

Assim diz o Senhor o Deus dos hebreus:

Deixa ir o meu povo para que me sirva, pois, esta vez enviarei todas as minhas pragas sobre o teu coração e sobre os teus oficiais e sobre o teu povo para que saibas que não há quem me seja semelhante sobre toda a terra.                                                  

Ainda te levantas contra o meu povo, para não deixá-lo ir ?
Eis que amanhã, por este tempo, farei cair mui grave chuva de pedras, como nunca houve no Egito desde que foi fundado até hoje.

                               

                                     OITAVA PRAGA: gafanhoto 
O inseto bíblicos mais importante com nove nomes( o mesmo nº de frutos) hebraicos e um grego, provavelmente refente a diferentes espécies, estágios  de crescimento(como os de Jl 1.4) ou nomes populares.

Era o único inseto permitido como alimento. veja(Lv.11.21);

Disse o Senhor a Moisés: Vai ter com Faraó, porque lhe endurecerei o coração e o coração de seus oficiais, para que eu faça esses meus sinais no meio deles,

e para que digas a teus filhos, e aos filhos de teus filhos como zombei dos egípcios e quantos prodígios fiz no meio deles e para que saibas que eu sou o Senhor.


                                   NONA PRAGA: Trevas 
Então, disse o Senhor a Moisés: Estende a mão para o Céu, e virão trevas sobre a terra do Egito, trevas que se possam apalpar,

Estendeu, pois, Moisés a mão para o Céu, e ouve trevas espessas sobre toda a terra do Egito por três dias;

Não viram uns aos outros, e ninguém se levantou do seu lugar por três dias, porém todos os filhos de Israel  tinham luz nas suas habitações.
Deus anuncia a décima praga: 



Disse o Senhor a Moisés: Ainda mais uma praga trarei sobre Faraó e sobre o Egito, então vos deixará ir daqui; quando vos deixar, é certo que vos expulsará totalmente.



Moisés disse: Assim diz o Senhor : Por cerca da meia noite na véspera da última praga, a matança de todos os primogênitos não israelitas;


 Os israelitas mataram um cordeiro sem defeito e passaram o seu sangue nas entradas das suas portas como sinal de proteção, originando assim a festa da Pascoa;


 e o anjo do Senhor diz: passarei pelo meio do Egito, e todo primogênito  na terras do Egito morrerá,


desde o primogênito de Faraó que se assenta no seu trono, até o primogênito   da serva que está junto a mó, e todo primogênito dos animais.Executarei juízo sobre todos os deuses do Egito. Eu sou o Senhor. O sangue


Muito choro acontecerá; Haverá grande clamor em todo o Egito, qual nunca houve, nem haverá jamais. Porém contra os filhos de Israel desde os homens até os animais, nem ainda um cão rosnará, pois assim saberá que o Senhor fez distinção entre os egípcios e os Israelitas;


Os oficiais de Faraó descerão até mim e se inclinarão perante mim dizendo: Sai tu e todo o povo que te segue e com ardente ira , se retirou da presença deles. Moisés e Arão fizeram todas essas maravilhas diante de Faraó e dos egípcios: Mas, o Senhor endureceu o coração de Faraó, que não permitiu saíssem da sua terra os filhos de Israel.

Deus e a Instituição da Pascoa:.
Disse o Senhor a Moisés e a Arão na terra do Egito: Este mês é o principal dos meses, é o primeiro mês do ano. Falai a toda a congregação de israel, dizendo . Tomarão do sangue e o porão em ambas as ombreiras e nas vergas da porta. 

Naquela mesma noite, comerão a carne assada com pão asmos e ervas amargas. Não se deve comê-lo cru, nem cozido em água, mas assado no fogo, não deixando sobrar nada para manhã do dia seguinte. Assim deveriam comer : Lombos cingidos , sandálias nos pés e cajado na mão

Este acontecimento marcou o surgimento do povo de Israel como Nação. Os hebreus estiveram na região do delta do Egito por 430 anos, sendo escravos durante as dinastias egípcia XVIII e XIX, acontecendo que no fim do século XV a.C  a quatrocentos e trinta anos todas as hostes do Senhor saíram do Egito.


Nesta época o espírito egípcio e da dissolução final da civilização ; O enérgico Tutmés III da dinastia XVIII procurou conquistar a Síria- Palestina e transformou em cidades-estados dos cananeus e dos amorreus.

Assim, partiram de Ramssés os filhos de Israel para Sucote, número aproximado a seiscentos mil a pé, só de homens, sem contar mulheres e crianças e um misto de animais, carros, carroças. Subiu também com eles também um misto de gente, animais, ovelhas e gado.

O tempo em que os filhos de Israel habitaram no Egito foi de quatrocentos e trinta anos, o que ao fim deste tempo saíram ou partiram, tirados por mãos fortes e poderosas.

Naquele mesmo dia, tirou o Senhor os filhos de Israel do Egito, segundo as suas turmas.

Dinastia, significa serie de soberanos que segue de geração  em geração desde a primeira até a última, que começa no termino ou seja antes da morte do pai, este já elege seu sucessor, passando de pai pra filho na qualidade de primogenitura.

Como exemplo a primeira dinastia começou com o criador que passou para seu Filho que foi gerado no primeiro 1º segundo da obra de criação na pessoa de Enoque o 1º  a andar com Deus significando o primeiro gerado ou nascido de Deus; E aqui com XI dinastia com a morte de Jacó gerou a José (Zafenate-Paneá e Azenate) nasceu ou veio a luz Anrão e Joquebede que gerou a XIVdinastia Ramssés I o Faraó donde nasceu Ramsés II sendo este primo de Moises ; donde foi vivida esta dinastia até o XIX com Moisés de cem-100 anos e gerando a Josué, deu início a última dinastia do Egito indo até a XXII e ultima dinastia ; nascendo assim a Nascendo assim: A Nação de Israel, o povo Judeu, o povo judeu.

Deus Guia Seu Povo ;
Disse Moisés ao povo: Lembrai-vos deste mesmo dia em que saíste do Egito, da casa da servidão, pois com mão forte e poderosa, o Senhor vos tirou de lá. Portanto, não comereis pão levedado.

Hoje, mês de abibe, estais saindo