quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

... CULPA E RESPONSÁVEL ... 13ºP

Ensinamento para ser como: PÉROLAS PARA A VIDA DIÁRIA-51 
              Alguém é Culpado e quem é Responsabilizado! 
Um mundo sem culpa 
         Os americanos adotaram a mentalidade do "não sou eu o responsável". É uma sociedade sem culpa.
      Se fazemos alguma coisa errado, não é nossa culpa. Pode ser uma falha de nossa mãe, de nosso pai ou amesmo de Deus, mas nunca nossa.
         Imaginemos a seguinte cena. Depois da queda. Adão passeava com seus dois filhos, Caim e Abel, quando passaram diante dos portões do jardim do Éden.
         Um dos meninos pergunta: "Papai, que lugar é este? O pai responde: "Foi deste lugar que fomos expulsos, porque sua mãe comeu de uma certa fruta".
"Tu és o homem"
         O pano de fundo do Sl:51 é o episódio em que o profeta Natã confronta Davi com a história de um delito "Rei Davi, a cordeirinha de um homem pobre foi roubada e assada por um homem rico que estava dando uma festa. O que deve ser feito?" O rei prontamente responde à indagação do profeta: "Este homem deve morrer" 

                                       2Sm:12- A Repreensão de Natã à Davi 
         O Senhor enviou Natã a Davi. Chegando Natã a Davi disse-lhe: Havia numa cidade dois homens, um rico e outro pobre.
         2-Tinha o rico ovelhas e gado em grande número; 3- mas o pobre não tinha coisa nenhuma, senão uma cordeirinha que comprara e criara, e que em sua casa crescera, junto com seus filhos; comia do seu bocado e do seu copo bebia; dormia nos seus braços, e a tinha como filha.
         4-Vindo um viajante ao homem rico, não quis este tomar das suas ovelhas e do gado para dar de comer ao viajante que viera a ele; mas tomou a cordeirinha do homem pobre e a preparou para o homem que lhe havia chegado.
         5-Então, o furor de Davi se acendeu sobremaneira contra aquele homem, e disse a Natã: Tão certo como vive o Senhor,o homem que fez isso deve ser morto.
         6- E pela cordeirinha restituirá quatro vezes, porque fez tal coisa e porque não se compadeceu.
Natã olha diretamente para o rosto pálido do rei e diz: "Tu és o homem"!
         7-Então, disse Natã a Davi: Tu és o homem . O rei deve ter caído do trono. As fontes de sua alma se romperam quando o remorso, a vergonha, a culpa e a ansiedade foram liberadas numa enxurrada de lágrimas. Ele se achega a Deus,soluçando, e diz. Sl:51.1,3- "Compadece-te de mim, ó Deus ... pois eu conheço as minhas transgressões"
 Assim diz o Senhor, Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel e eu te livrei das mãos de Saul;
         8-dei-te a casa de teu Senhor e as mulheres de teu Senhor em teus braços e também te dei a casa de Israel e de Judá; e, se isto fora pouco, eu teria acrescentado tais e tais coisas.
         9-Por que, pois, desprezastes  a palavra do Senhor, fazendo o que era mau perante ele? A Urias, o heteu, feriste à espada; e a sua mulher tomaste por mulher, depois de o matar com a espada dos filhos de Amom.
Uma humilde e humana Resposta 
         Sem hesitar, ele assumiu toda a responsabilidade. Como rei, ele tinha poder absoluto,vivendo longe do alcance do povo. Por que confessar? Não havia nenhum repórter esperando na porta para perguntar "é verdade que um funcionário seu arrumou-lhe um encontro com Bate-Seba?"Ninguém mais sabia sobre aquilo.
        Davi confessa suas "transgressões...iniquidade...e pecado". Ele admite que o pecado foi todo seu, sem mencionar em momento algum o nome de Bate-Seba.
Um homem moderno sairia com a seguinte frase: "Ela é a culpada. Quem mandou se banhar na sacada de seu apartamento numa noite enluarada? Ela deveria ter colocado uma cortina . Isso foi uma cilada!Ou então: "Natã, seu puritano santarrão! Você está por fora da nova moralidade"! Davi também não tentou culpar Urias.
As três partes da confissão de Davi 
        A confissão de Davi tem três partes, três abordagens do arrependimento."Minhas transgressões"é a rebelião contra Deus, é fazer uma coisa mesmo sabendo que é errada."Minha iniquidade" se refere ao engano de Davi ao tentar esconder o seu pecado.                                            três faces da culpa do pecado
       Davi assassinou Urias, na tentativa de camuflar a gravidez de Bate-Seba. Esta coisa  de pecado oculto não existe. Mais cedo ou mais tarde, Deus expõe todo o erro, e isso é feito do alto do telhado. "Meu pecado" é o assassinato de Urias,rompendo assim seu relacionamento com Deus.
        Davi disse: v.4- "Pequei contra ti, contra ti somente" Para restaurar seu relacionamento com Deus, Davi clama ao Senhor.
        v.7- "Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo que a neve.
        Hissopo é uma planta medicinal cujo ramo foi usado para aspergir o sangue do cordeiro nos umbrais das portas dos israelitas na noite da instituição da Páscoa, no Egito. Depois de aplicado o sangue, a casa estava protegida do anjo da morte. A Bíblia diz: "No qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados. segundo a riqueza da sua graça. Sem o derramamento do sangue, não há remissão de pecados.
Um pedido de restauração                                     a harpa de Davi
        Davi, um músico desde a infância, que tocara para o rei Saul, trazendo alegria ao seu coração, não conseguia mais apreciar a música por causa do seu pecado. O pecado havia destruído suas canções. Ele implora a Deus:
        Sl:51.8- "Faze-me júbilo e alegria, para que exulte os ossos que esmagaste"
        O pecado o havia consumido de modo semelhante à dor de um osso quebrado.
         Natã disse a Davi que Deus o perdoaria, mas a espada não se afastaria de sua casa 2Sm:12.10- Davi sofreu profundamente por causa daquele pecado.
        O primeiro filho que teve com Bate-Seba morreu logo depois do seu nascimento.
        Sua filha foi estrupada. Seu filho Absalão se tornou um rebelde que procurou matá-lo.
        Sl:51.2-Davi pediu para ser purificado do seu pecado e que, depois, este pecado fosse esquecido.
 O termo hebraico traduzido por "lavar" tem o sentido de "esmagar". Naquele tempo as mulheres lavavam as roupas aos riachos e as "esmagavam" com seus pés.
        Não existe em nosso idioma uma palavra melhor que "limpar" para transmitir essa ideia.  O mais próximo seria "não pecar". É como se Davi se colocasse diante de Deus, e Deus dissesse: "Não vejo culpa alguma neste homem. Ele está mais branco que a neve". E não: Oh, Davi, você tinha uma grande carreira pela frente, mas põs tudo a perder cometendo adultério com Bate-Seba e matando Urias.
Davi Olha para frente 
Depois da confissão de Davi, Natã diz: "o Senhor te perdoou o teu pecado".O pecado se foi instantaneamente. Davi continuaria aberto à palavra da profecia e, ao olhar para o futuro, vê o reino milenar e diz:
        Sl:51.18- Faze bem a Sião, segundo a tua boa vontade; edifica os muros de Jerusalém.
        Cada um de nós tem de escolher entre a nova jerusalém e o lago de fogo. Precisamos assumir a responsabilidade por nossos atos e parar de dar desculpas tolas. Nossas vidas está em nossas mãos. Tal como Davi precisamos aceitar o veredicto "culpado e responsabilizado"e confessar os nossos pecados.
Deus se apressrá em apagá-los, esquecendo-os para sempre.   Mais uma mensagem de Vida...
Jesus está voltando...  Leia mais...  leia a bíblia...
       



Nenhum comentário:

Postar um comentário