quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

... É TEMPO DE ORAÇÃO...20ªP

Ensinamento para ser como: PÉROLAS PARA A VIDA DIÁRIA-78-81 
                                                ORAÇÃO PELA NAÇÃO 
É momento de oração 
          Nosso país precisa desesperadamente de oração. Todos os pecadores são culpados pela falta de direção moral de nossa nação, mas a responsabilidade é da igreja. Nossas igrejas muito abaixo dos padrões de santidade estabelecidos no NT. Vemos algumas igrejas "contextualizadas" ordenando homossexuais declarados, defendendo o aborto, negando o nascimento virginal, os milagres de cura e a veracidade da palavra de Deus. Quando uma nação abandona a Deus, ele abandona a essa nação. Os Caps.78-81 de Salmos nos orientam a orar por nossa nação através do chamado louvor, e arrependimento e restauração, revelando ainda as expectativas de Deus.
 A PROVIDÊNCIA DIVINA DO SEU POVO 
Salmo:78.1-4-Escutai, povo meu, a minha lei; prestai ouvidos às palavras da minha boca. 2-Abrirei os lábios em parábolas e publicarei enigmas dos tempos antigos. 3-O que ouvimos e aprendemos, o que nos contaram nossos pais, 4-não o encobriremos a seus filhos; contaremos a vindoura geração os louvores do Senhor, e o seu poder, e as maravilhas que fiz.
Salmo:78.12-15-Prodígios fez na presença de seus pais na terrado Egito, no campo de Zoã. 13-Dividiu o mar e fê-lo seguí-lo; 14-Guiou-os de dia com uma nuvem e durante a noite com um clarão de fogo 15-No deserto, fendeu rochas e lhes deu a beber abundantemente
Salmo:78.18-24-37-Tentaram a Deus no teu coração, pedindo alimento que lhe fosse do gosto; 24-Fez chover maná sobre eles, para alimentá-los, e lhes deu cereal do céu. 37-Porque o coração deles não era firme para com ele, nem eram fiéis à sua aliança.
Salmo:78.44a48-E converteu em sangue os rios deles, para que das suas correntes não bebessem. 45-Eviou contra eles enxames de moscas que os devorassem e rãs que os seus destruíssem. 46-Entregou às larvas as suas colheitas e aos gafanhotos, o fruto do seu trabalho. 47-com chuvas de pedras lhes destruiu as vinhas e os seus sicômoros, com geada. 48-Entregou à saraiva o gado deles, e aos raios, os seus rebanhos.
Salmo:78.51a56-Feriu todos os primogênitos no Egito, as primícias da virilidade nas tendas de Cam. 52-Fez seu povo como ovelhas e o guiou pelo deserto, como um rebanho. 53-Dirigiu-o com segurança, e não temeram, ao passo que o mar submergiu os seus inimigos. 54-Levou-os até a sua terra santa, até ao monte que a sua destra adquiriu. 55-Da presença deles expulsou as nações, cuja região repartiu com eles por herança ; e nas suas tendas fez habitar as tribos de Israel. 56-Ainda assim, tentaram o Deus altissimo, e a ele resistiram, e não lhe guardaram os testemunhos.
Salmo:78.61e62-Por isso, abandonou o tabernáculo de Siló a tenda de sua morada entre os homens. 61-e passou a arca da sua força ao cativeiro, e a sua glória, à mão do adversário.
Salmo:78.69e70-Construiu o seu santuário durável como os céus e firme como a terra que fundou para sempre. 70-Também escolheu a Davi, seu servo, e o tomou dos redis das ovelhas.
                  O POVO PEDE CASTIGO CONTRA OS INIMIGOS         
Salmo:79.1-7e8-Ó Deus, as nações  invadiram a tua herança, profanando o teu santo templo, reduziram Jerusalém a um montão de ruínas. 7-Porque eles devoraram a Jacó e lhe assolaram as moradas, 8-Não recordes contra nós as iniquidades de nossos pais; apressem se ao nosso encontro as tuas misericórdias, pois, estamos sobremodo abatidos.
Pedindo Restaurações 
Salmo:80.1e3- Dá ouvidos, ó pastor  de Israel, tu que conduzes a José como um rebanho; tu que estás entronizado acima dos querubins, mostra o teu esplendor. 3-Restaura-nos, ó Deus; faze resplandecer o teu rosto, e seremos salvos.
Exortação a louvor e obediência 
Salmo:81.3-Tocai a trombeta na Festa da lua nova, na lua cheia, dia  da nossa festa . 7-Clamaste na angustia, e te livrei; do recôndito do trovão eu te respondi e te experimentei junto às águas de Meribá. 9-Não haja no meio de ti deus alheio, nem te prostres ante deuses estranho. 11-Mas o meu povo não me quis escutar a vóz, e Israel não me atendeu. 12-Assim, deixei-o andar na teimosia do seu coração; Siga os seus  próprios conselhos. 13-Ah! Se meu povo me escutasse, e se Israel andasse nos meus caminhos! 
14-Eu, de pronto, lhe abateria o inimigo e deitaria mão contra os seus adversários. 15- Os que aborrecem ao Senhor se submeteriam, e isto duraria para sempre. 16-Eu o sustentaria com o trigo mais fino e o saciaria com o mel que escorre da rocha. 
Israel olha para trás e vê a ajuda de Deus 
         No Sl:78Asafe recorda a história de Israel, a qual é recheada da provisão, liderança, milagres e da obra poderosa de Deus. De geração em geração, os pais contavam aos filhos a grandeza de Deus, o poderoso livramento das mãos do Egito na Páscoa, o sol esperando por Josué , a resposta a Elias através do fogo e os três jovens na fornalha.
             A partir de sua própria história, o povo podia aprender o que fazer para agradar a Deus e o que não fazer a fim de evitar o juízo divino. Atualmente, os revisionistas estão reescrevendo a história dos EUA.
             Os antepassados dessa nação são apresentados como maus e corruptos. Sua confiança no Deus Todo-Poderoso é omitida nos livros ESCOLARES, visando com isso a separação entre Igreja e Estado, mesmo ás custas da verdade. Porque? 
             Porque assim as novas gerações irão ignorar o que eles disseram e fizeram durante a construção desse rico país. [isso durante o milênio em que o Senhor Jesus e o Espírito Santo não mais estiver aqui neste mundo, ou seja depois da volta de Jesus.] Mas, de fato, muitos lideres dessa nação na graça e no poder de Deus. 
Apelo por restauração 
           Restauração é a terceira parte da orientação dada nestes salmos.80 usa a frase "restaura-nos"três vezes,Sabemos que Deus restaurou Israel diversas vezes. Nosso pais deveria pedir essa restauração, de modo que a frase impressa em nosso dinheiro, "Deus seja louvado" , fosse muito mais do que um simples amontoado de palavras.
             Sl 81-Proclama as expectativas de Deus para conosco. Este é o fundamento sobre o qual tudo deve se apoiar. Deus esperava que os israelitas andassem no seu caminho.
             "Mas o meu povo nao me quis escutar a vóz , e Israel não me atendeu. Assim, deixo-o andar na teimosia do seu coração; Siga os seus próprios conselhos . v.11a13- Ah! Se esse povo me escutasse, se Israel andasse nos meus caminhos !"
               Se tivesse escutado a voz de Deus, o Senhor teria subjugado seus inimigos e alimentado Israel com"o trigo mais fino"além de saciá-lo "o mel que escorre da rocha".
           


Nenhum comentário:

Postar um comentário