sábado, 3 de março de 2012

UMA RELAÇÃO DE FÉ < - >Capitulo1 parte 4-UNIVERSO

Referindo-se a função de Israel no fim dos tempos.
         Continuação da Pc- Terra Prometida- Zacarias:12.10a13.2 
      .O arrependimento dos habitantes de Jerusalém 
     +Zc:12.10-E sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém derramarei o espírito da graça e de súplicas; olharão para aquele a quem traspassaram; pranteá-lo-ão como quem pranteia por um unigênito e chorarão por ele como se chora amargamente pelo primogênito.
     +11-Naquele dia, será grande o pranto em Jerusalém, como o pranto de Hadade-Rimom, no vale de Megido.
     +12-A terra pranteará, cada família à parte; a família da casa de Davi à parte, e suas mulheres à parte; a família da casa de Natã à parte; e suas mulheres à parte;                                      todos os habitantes

     +13-a família da casa de Levi à parte; e suas mulheres à parte; a família da casa dos simeítas à parte; e suas mulheres à parte.
      +.Todas as mais famílias, cada família à parte, e suas mulheres à parte.
        .Eliminação dos ídolos e falsos profetas 
      +Naquele dia, haverá uma fonte aberta para a casa de Davi e para os habitantes de Jerusalém, para remover o pecado e a impureza.
      +Acontecerá, naquele dia, diz o Senhor dos Exércitos, que eliminarei da terra os nomes dos ídolos, e deles não haverá mais memória; e também removerei da terra os profetas e o espírito imundo.
      .Os descendentes de Abraão, o pai da fé, tinham direito ao território que ia "desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates".
      -A fronteira ocidental da Terra Prometida era o mar Mediterrâneo, mencionado como mar grande em
      .Josué:15.12-O limite, porém, do lado ocidental é o mar grande e as suas imediações. São estes os limites dos filhos de Judá ao redor, segundo as suas famílias, e a fronteira oriental incluía o planalto entre o rio Jordão e o território de Basã como:                                M.Legislador          
      .Josué:13.8a12-Com a outra meia tribo, os rubenitas e os gaditas já receberam a sua herança dalém do Jordão, para o oriente, como já lhes tinha dado Moisés, servo do Senhor.
     +9-Começando com Aroer, que está à borda do vale de Arnom, mais a cidade que está no meio do vale, todo o planalto de Medeba até Dibom;
     +10-e todas as cidades de Seom, rei  dos amorreus,que reinou em Hesbom, até ao limite dos filhos de Amom.
     +11-É Gileade, e o limite dos gesuritas, e o dos maacatitas, e todo o monte Hermom, e toda a Basã até Salca.
     +12-todo o reino de Ogue, em Basã, que reinou em Astarote e em Edrei, que ficou do resto dos gigantes, o qual Moisés feriu e expulsou, e a região síria de Zobá,
     .2₢:8.3e4-Depois foi Salomão a Hamate-Zoba e a tomou ,
     2₢8.4-Também edificou a Tadmor no deserto e a todas as cidades-armazéns em Hamate.
     .Durante o reinado de Davi e Salomão, todo esse território foi ocupado por Israel ou esteve subordinado a ele por tratado.
     .1Reis:8.65-No mesmo tempo celebrou Salomão também a Festa dos tabernáculos e todo o Israel com ele, uma grande congregação, desde a entrada de Hamate até ao rio do Egito, perante o Senhor nosso Deus; por sete dias além dos primeiros sete, a saber quatorze dias.
      .Pelos aspectos condicionais da aliança de Deus com Moisés, Israel estava obrigado a obedecer ao Mandamentos, julgamentos e ordenanças da lei afim de gozar as bençãos imediatas da aliança palestina Deuteronômio:27- 29. 
                         .Solene promulgação 
       .Dt 27.1e2-Moisés e os anciãos de Israel deram ordem ao povo, dizendo: Guarda todos esses mandamentos que, hoje, te ordeno.
       +2-No dia em que passares o Jordão à terra que te der o Senhor, teu Deus, levantar-te-as pedras grandes e as caiarás.
       +5-Ali, edificarás um altar ao Senhor, teu Deus, altar de pedras, sobre as quais não manejarás instrumentos de ferro
       +8-Nestas pedras, escreverás, mui distintamente as palavras desta lei
       +10-Portanto, obedecerás a voz do Senhor, teu Deus, e lhe cumprirás os mandamentos e os estatutos que hoje te ordeno.

                        .Maldições do monte Ebal 
     +Dt:27.11-Moisés deu ordem, naquele dia, ao povo, dizendo:
       +12-Quando houveres passado o Jordão, estarão sobre o monte Gerezim, para abençoarem o povo, estes: Simeão, Levi, Judá, Issacar, José e Benjamim.
        +13-E estes, para amaldiçoar, estarão sobre o monte Ebal: Ruben, Aser, Zebulom, Dã e Naftali.
        +14-Os Levitas testificarão a todo o povo de Israel em alta voz e dirão:
        +15-Maldito o homem que fizer imagem de escultura ou de fundição, abominável ao Senhor, obra de artífice, e a puser em lugar oculto. E todo o povo responderá: Amém
         +16-Maldito aquele que desprezar a seu pai ou a sua mãe. E todo o povo dirá: Amém
         +22-Maldito aquele que se deitar com sua irmã, filha de seu pai ou filha de sua mãe.E todo o povo dirá Amém
         +26-Maldito aquele que não confirmar as palavras desta lei, não as cumprindo. E todo o povo dirá Amém.
                                  .As bênçãos decorrentes da obediência
         +Dt:28.1-Se atentamente ouvires a voz do Senhor teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que hoje te ordeno, o Senhor, o Senhor, teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra. +Dt:28.2-Se ouvires a voz do Senhor, teu Deus, virão sobre ti e te alcançarão todas estas bençãos.
         .Os livros históricos do AT trazem registros de falhas de Israel em cumprir a aliança durante os anos dos Juízes, e dos reinos ainda unidos e dos dois reinos.
         .Mesmo depois do retorno do exilio babilônico, apenas uma fração da terra prometida na aliança palestina foi ocupada.
         .A dispersão dos judeus provocada pela destruição de Jerusalém pelo comandante romano Tito, durou até 1948. , quando o estado moderno de Israel surgiu, ocupando uma pequena fatia  da Terra Prometida
          .Visto que a aliança de Deus com Israel referente a Palestina está ligada a aliança com Moisés suas  bençãos eram uma questão fortemente condicional. A ocupação da terra, a segurança contra os adversários externos, as chuvas regulares, a imunidade contra as pragas e as boas colheitas dependiam do cumprimento da lei. Contudo, a aliança palestina tem as suas raízes na aliança feita por Deus com Abraão.
"No tempo aceitável"
          .Isaías:62.3e4-Serás uma coroa de glória na mão do Senhor, um diadema real na mão do teu Deus. Nunca mais te chamarão desamparada, nem a tua terra se denominará jamais desolada.  
          .Quando o estado moderno de Israel foi organizado, em 1948, sob os termos da Liga das Nações, vários grupos entenderam o fato à luz da aliança palestina. Judeus sionista vêem o Israel moderno como o começo do cumprimento da profecia bíblica e trabalham ativamente para expandir as fronteira de Israel para cada vez mais abarcar totalmente a Terra Prometida.
          .As terras bíblicas incluem territórios que hoje estão sob o domínio do Egito, Jordânia, Líbano e Síria. Os sionistas não admitem a devolução do Sinai ao Egito, o estabelecimento da economia dos palestinos no Oeste ou o retorno das colinas de Golan à Síria.
          .Tel Aviv era a capital de Israel em 1948, Jerusalém era uma cidade internacional . Na guerra dos Seis Dias, em junho de 1967, Israel assumiu o controle de Jerusalém e, o protesto mundial, transformando a cidade em sua capital. Eu não entendia nada,tinha apenas vinte e um anos de idade, tirava minha primeira cédula de identidade(e a tenho até hoje, 2012) e eu torcia muito para que Jerusalém fosse a capital de Israel, hoje eu entendo um pouco ao adquirir conhecimento através da meditação bíblica, ser esta a porção seca ligada ao trono de Deus nas alturas, com a força que esse povo tem e sendo eu quem sou, não posso ficar longe dele e muito menos desse Deus. 
          .Alguns estudiosos por outra profecia de Jesus Lucas:21.24-"Cairão a fio de espada e serão levados cativos para todas as nações; e, até que os tempos dos gentios se completem, Jerusalém será pisada por eles". Em 1967 muito se especulava a respeito do tempo do fim dos gentios e que muitos eventos do fim estavam perto de acontecer.
          .Outros davam destaque como improvável quanto ao fim dos gentios, pois, o terceiro lugar mais sagrado dos muçulmanos, a mesquita de Al Aqsa, ainda ocupava o monte do templo. Nos últimos tempos muito se evidencia quando ao surgimento de sionistas tencionam reconstruir o templo de acordo com os planos de Salomão, usando, inclusive, materiais  originais; eu, ouso, arriscar, acreditando que: Deus projetou esta terra num segundo céu, preparando o espiritual no e do físico para completar o celestial., e creio na restauração ou reconstrução do templo durante o milênio do reinado do Senhor Jesus.
          .Em perguntando : Que função Israel desempenhará no fim dos tempos? Eu digo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário